terça-feira, 13 de outubro de 2009

Fragmentos de “A CONSTRUÇÃO DO OLHAR” de Fayga
Ostrower
NOVAES, Adauto (org.). O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
...quando um artista começa a criar uma imagem, ele parte de um plano pictórico, uma superfície. Esta superfície ainda está vazia, não há nada dentro dela, mas ela já constitui uma forma espacial.

...A elaboração artística consiste em transformar o espaço do plano pictórico em espaço expressivo (...) o artista configura o conteúdo de seus sentimentos em formas de espaço, usando todas as virtualidades dinâmicas do plano pictórico. Assim ele caminha da figura do plano para a figura de sua imagem. Jamais então a criação artística surge do nada. A obra de arte deve ser entendida como resultado de um processo de transformação, partindo de certos dados e chegando a outros dados.

...Quando pensamos o que mais distingue os seres humanos, na sua humanidade, sua compreensão e criatividade, terminamos chegando sempre a qualidades estéticas: ao senso de harmonia e de beleza que os homens são capazes de entender nas ordenações universais da Natureza. A sensualidade da percepção, que se transforma em espiritualidade. Então estes conteúdos podem ser transmitidos visualmente pelas imagens de arte, e nós os compreendemos sem precisarmos usar de palavras. Só o olhar.

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